Borbulhas.com

Tudo sobre as borbulhas (acne)

Medicação para o acne

Medicação na farmácia

Uma larga quantidade de preparações estão disponíveis na farmácia sem receita, todas elas aplicáveis topicamente, isto é, directamente na pele. Estas incluem cremes de lavagem de pele antibacterianas, loções e sabões que agem na redução da actividade bacteriana da pele. Cremes anti-sépticos, pomadas e sabões podem destruir micro-organismos, e abrasivos ajudam a remover blocagens que estão a obstruir a pele.

Uma das formas mais comuns de tratamento para o acne é benzoyl peroxide (peróxido de benzóilo). O benzoil peroxide é um poderoso agente oxidante que descama a pele, actua como um agente anti-saliência negra, reduz a quantidade de bactérias na pele e reduz a produção de sebo das glândulas oleosas. Um efeito colateral deste creme poder fazer que a pele fique dolorosa, mas está à disposição em diferentes graus de força (2,5%, 5% e 10%) para satisfazer as necessidades; se a pessoa tiver pele sensível deve usar-se 2,5% no primeiro caso e aumentar-se à medida que a pele se tornar mais tolerante. Aplicar benzoil peroxide pela primeira vez causará provavelmente uma sensação de queimadura na pele, e nos próximos dias a superfície da pele ficará vermelha e descamada. Se isto continuar por mais tempo deve-se parar de usar o creme e consultar o médico-assistente. A pessoa deve pedir para ser observada por um dermatologista, que saberá mais das alternativas actuais do que um médico de clínica geral.

Alguns dos cremes e loções disponíveis na sua farmácia local incluem: Acnegel em creme, Boots Mediclear, Acne Cream 5 e 10; Clearasil Medicated Cream, Cleasing Milk and Lotion; Oxy 5 elO; Sudocream; e TCP 1 Antiseptic Liquid. O dermatologista Dr. Nicholas Lowe sugere cremes de lavagem elaborados com benzoyl peroxide em casos de acne inicial ou média. Também recomenda certas preparações que contêm lactato de sódio, como Userin Plus.

Infelizmente as medicações vendidas nas farmácias não funcionam em todas as pessoas que sofrem de acne, e se a pessoa passar por efeitos colaterais preocupantes ou parecer não haver melhoria na pele, então precisa de consultar outro médico de clínica geral ou dermatologista que possa receitar um creme que contenha ácido retinóico ou um antibiótico ou um creme anti-inflamatório. Os antibiótiêos podem também ser receitados para o acne tanto na forma topical como em comprimidos.