Borbulhas.com

Tudo sobre as borbulhas (acne)

Homeopatia para o acne

O tratamento homeopático baseia-se no princípio de que uma substância que, em grandes doses, causará os sintomas de uma doença pode ser usada em doses diminutas para aliviar os mesmos sintomas. O princípio é muitas vezes descrito como curativo «igual com igual». Em medicina homoeopática há uma grande ênfase na individualidade do paciente, por isso uma consulta completa com um profissional é valiosa. Todavia, há um número crescente de remédios disponíveis ao balcão que uma pessoa pode usar para tratar os seus sintomas. O que se segue é uma breve lista de pequenas referências.

Acne vulgaris

A escolha do remédio homeopático depende do tipo de acne:

Acne de rosácea

Os seguintes remédios homoepáticos devem ser tomados três vezes por dia até três semanas:

Os remédios estão à venda em lojas de alimentos para a boa saúde, farmácias e por encomenda postal. Na maioria dos casos é bom fazer uma consulta a um homeopata que fará uma abordagem holística (Nota: que trata toda a pessoa, não apenas a parte afectada.).

Esta abordagem holística é feita à saúde da pessoa, considerando a dieta e a história médica para ver quais são os tratamentos mais apropriados no caso.

Novos tratamentos

Uma das formas de tratamento para o acne mais recentes, e provavelmente nada convencionais, surge na forma de um amargo sumo verde extraído de tubarões. Têm vindo do Japão afirmações de que um extracto da bílis do tubarão tirado da vesÍcula do animal é eficiente contra as manchas. Todavia, algumas pessoas acham cruel a ideia de usar bílis de tubarão para reduzir a seu acne, apesar do facto de que os tubarões não são uma espécie que causa perigo.

Testes conduzidos pelo Dr. David Fenton, um dermatologista do St. Thomas’ s Hospital de Londres, sobre quinze pacientes, usando o sumo como spray, mostraram notáveis melhorias no acne, e ao cessar o tratamento, o acne retomou. O tratamento por bílis do tubarão tem sido desenvolvido por um laboratório na Austrália onde tem sido aperfeiçoado para utilização humana e com a marca de Ket Sugo. O Dr. Fenton acredita que pode ter efeito sobre o acne ao reduzir a produção de gordura ou sebo natural da pele, mas a maneira exacta como a coisa funciona ainda não foi determinada.