Borbulhas.com

Tudo sobre as borbulhas (acne)

Tratamento do acne com aromas

Terapia de aroma e acne

A terapia de aroma é a prática de usar óleos de essência para produzir uma série de reacções terapêuticas. Os óleos são frequentemente usados para massajar o corpo onde actuam sobre os nervos olfatórios do nariz e diminutas quantidades são absorvidas através da pele. Os terapistas do aroma eram venerados no antigo Egipto mas a moderna prática da terapia pelo aroma foi desenvolvida em França por madame Maury e pelo Dr. Jean Valnet nos anos vinte.

Os óleos de essência podem ser misturados com um óleo de base ou intermédio, tal como o óleo de amêndoa ou de semente de uva e massajado para dentro da pele ou, em alternativa, umas quantas gotas do óleo podem ser deitadas em água no banho ou na bacia. Cada óleo tem uma variedade de propriedades, embora a maioria seja anti-séptica.

Os óleos de essência são muito poderosos na sua forma não diluída e devem ser manejados com cuidado.Nunca se deve juntar mais do que dez gotas de óleo de essência a água do banho e, ao misturá-las com o óleo intermédio, deve-se juntar uma gota de óleo de essência em cada mililitro (ml) de óleo intermédio, isto é, cinco gotas de óleo por cada 5 ml, dez gotas por cada 10 ml e por aí adiante. É útil saber que 5 ml é igual a 1 colher de chá, 10 ml é igual a 1 colher de sobremesa e 15 ml é igual a 1 colher de sopa.

Não se deve acrescentar mais de trinta gotas de óleo de essência ao óleo de base porque os óleos de essência são muito potentes e podem prejudicar a pele. Apenas óleos de alfazema e óleos de árvore de chá podem ser aplicados sem mistura.

Camomila

O óleo de camomila tem propriedades anti-sépticas e acalma a inflamação causada pelo acne.

Juntem-se duas gotas de óleo de essência a uma colher de chá de soja ou óleo de caroço de pêssego e aplique-se no rosto. Alguns cremes para o rosto e tónicos de pele contêm extractos de camomila.

Algumas gotas de óleo de essência concentrado podem também ser usadas no banho; a camomila alemã mais cara tem uma potência maior.

Junípero

O óleo de bagas de junípero tem sido usado por tradição para tratar problemas de pele e umas quantas gotas podem-se usar nos óleos do rosto para tratamento do acne.

Também se usa como desintoxicante e encontra-se por vezes em óleos de massagem para tratar celulite e outras situações de pele.

Alfazema

O óleo de essência de alfazema é um produto de cura anti-séptica muito útil. Usam-se pequenos salpicos de óleo puro de essência de alfazema nas manchas e pústulas. É preciso evitar contacto com os olhos e lábios e aplicar em pequenas quantidades usando um pequeno pedaço de algodão. O óleo pode também ser diluído com óleo de germe de trigo e aplicado nas marcas secas para ajudar a evitar a cicatrização. Como acalma a dor, é um elemento útil na caixa de medicamentos de primeira ajuda. O óleo de alfazema é um dos poucos óleos de essência que pode ser aplicado na pele não diluído em pequenas quantidades.

Sugestão de receita: misturam-se duas gotas de cada óleo, de junípero e de alfazema, com aproximadamente meio copo de água e banham-se as zonas afectadas da pele com a loção.

Mirra

A mirra, usada em cerimónias religiosas desde tempos imemoriais e pelos antigos egípcios para fins de embalsamento, tem boas propriedades anti-sépticas e também ajuda a reduzir as inflamações, portanto é um óleo eficiente para tratar problemas de pele como o acne.

Juntam-se duas a quatro gotas de mirra a um óleo apropriado, tal como o de soja, semente de uva ou amêndoa, depois aplica-se na pele com algodão-em-rama.

Pachuli

O pachuli provém dos ramos secos de uma planta que é originária da Malásia e das Seychelles.O óleo é frequentemente usado em perfumes, mas também é um bom anti-séptico e pode ser aplicado em qualquer parte onde haja infecção.

O pachuli ajuda a reduzir a inflamação portanto é útil no tratamento do acne, bem como dermatites e reacções alérgicas. Juntam-se duas gotas a duas colheres de chá de óleo de amêndoa e esfrega-se na pele.

Sândalo

Este tradicional extracto indiano pode ser acrescentado a misturas de massagem para tratar situações de pele inflamada e dolorida tal como o acne.

Também é bom para situações de pele sensível.

Óleo da árvore do chá

Este provêm das folhas da árvore de chá medicinal que existe na Austrália. Os aborígenes estão há muito tempo conscientes dos poderes curativos incríveis deste óleo e usam-no para tratar cortes, feridas e toda a forma de infecções de pele. Esmagavam as folhas da árvore de chá, colocavam-nas sobre a zona afectada e depois cobriam a área com lama quente.

O óleo de essência da árvore de chá é particularmente eficiente no tratamento do acne, entre outras coisas, porque é um anti-séptico muito poderoso, mas ao mesmo tempo é também calmante e não prejudica ou agrava a pele sensível. Um estudo australiano que se dispôs a descobrir a tolerância da pele ao óleo da árvore de chá e o seu efeito sobre o acne comparado com o benzoyl peroxide, mostrou que a 5% de força tanto reduzia a série de borbulhas como, embora o óleo da árvore de chá fosse mais lento a exercer efeito, causava menos efeitos colaterais do que o benzoyl peroxide. O óleo pode ser aplicado directamente sobre as manchas com algodão-em-rama, ou um pedaço de algodão para impedir infecções.

Convém testar o óleo numa borbulha para começar, em caso de sensibilidade.