Borbulhas.com

Tudo sobre as borbulhas (acne)

Outras dietas e alimentos para combater o acne

Minerais e elementos de «trace»

Os minerais são outro grupo de substâncias que dá vida, que se encontram no corpo, e podem dividir-se em duas categorias: os que se encontram em maiores quantidades,incluindo o cálcio e o sódio, e os elementos de «Trace» (oligo-elemento - substância. química que é necessária para o crescimento e desenvolvimento saudável, encontrada em plantas e animais em muitas pequenas quantidades) que estão presentes em menores quantidades, tais como o cobre, enxofre e zinco.

Todos são necessáriosp’ara manter a vida saudável e são essenciais na batalha contra a doença e infecção. O cálcio e o sódio são dois dos minerais mais conhecidos. O cálcio encontra-se no leite e em produtos de lacticínio e é vital para a formação dos dentes e de ossos saudáveis. A principal desvantagem, porém, é que uma elevada ingestão de lacticínios produz mucosidade, agravando a sinusite, constipações, resfriados e problemas respiratórios. Encontrado na maioria dos alimentos na forma de sal, o sódio é o mineral mais ubíquo e, como hoje em dia tendemos a comer mais alimentos de conserva e «fabricados» contendo todos sal, as deficiências são raras. Juntamente com o potássio, o sal ajuda a controlar a pressão sanguínea, mas quantidade demasiada acaba por ter um efeito inverso, provocando o inchaço de membros e articulações.

Além disso, uma dieta com elevado conteúdo de sal pode também intensificar o élcne de rosácea. O magnésio e o fósforo são importantes oligo-elementos que trabalham com o cálcio para formar os dentes e os ossos. A abundância de nozes, camarões e feijões de soja, vegetais de folhas verdes e cereais integrais, o magnésio também ajuda a regular o metabolismo.

Dois oligo-elementos, o ferro é o mais conhecido porque as deficiências são lugar comum, especialmente entre as mulheres durante a menstruação. O Department of Health (Departamento de Saúde) tem informado que tanto como 90% das raparigas adolescentes podem ser anémicas, ou com falta de ferro. Embora o ferro se possa encontrar em muitas carnes e vegetais frescos, os fertilizantes químicos usados nos modernos métodos agrícolas esgotam o conteúdo de ferro. Tambérn pode ser difícil absorver, especialmente se comermos muitas quantidades de produtos baseados em trigo. O ferro é o componente mais essencial da hemoglobina, o pigmento vermelho do sangue, não só responsável por transmitir oxigénio ás células como por tomar parte no tecido conjuntivo que apoia a pele. Se formos anémicos a nossa pele tende a parecer pálida e amarelada e pode-se tomar vulnerável a erupções.

Como vimos, o zinco e o iodo têm ambos estado ligados à acne: um excesso de iodo pode levar a pele a ficar inflamada, ao passo que níveis esgotados de zinco no corpo tendem a fortalecer o desenvolvimento de manchas e acne. Os outros oligo-elementos são o cobre, manganésio, enxofre e selénio, todos ele ajudam no processo do metabolismo e contribuem para a formação e renovação das células. O selénio é um vigoroso antioxidante, especialmente quando combinado com a vitamina E naturaL Peixe, marisco, coração, fígado, rins, avocados (fruta tropical verde ou púrpura com grande caroço e polpa macia e oleosa), alho, cebolas, cogumelos, levedura de cervejeiro e cereais integrais são todos ricas fontes de selénio.

Tomar suplementos de vitaminas minerais pode melhorar a pele tendente o acne. As pessoas que sofrem dela podem ter vantagem em tomar quantidades extra de zinco - cerca de 30 mg a 40 mg por dia uma hora e meia depois de comer e de preferência à noite. O acne ligado à tensão pré-menstrual (TPM) ou pílula contraceptiva pode beneficiar dos suplementos da complexa vitamina B, especialmente vitamina B6, enquanto um pequeno suplemento de selénio de 200 mg por dia pode ajudar os homens que sofrem de acne. As pessoas que são afectadas pelo acne de rosácea podem beneficiar dos suplementos de zinco, vitaminas do complexo B e da vitamina C-extra. Pequenas quantidades de silicone e zinco podem também ajudar para proteger as paredes capilares e fortalecer o sistema de imunização para resistir à infecção.

Aminoácidos

Os aminoácidos são ainda outro grupo de nutrientes vitais para uma boa saúde. Formando a base de todas as espécies de proteinas dos nossos alimentos, já foram identificados uns vinte e tantos aminoácidos.

Como o corpo é incapaz de fabricar doze deles, estes aminoácidos, chamados essenciais, têm sido obtidos através de dieta. Encontram-se na carne (de caça, porco, frango), germe de trigo, aveia, ovos e outros produtos lácteos.

A investigação científica está apenas a começar a tocar nas funções dos aminoácidos, mas verificaram-se duas particularmente importantes para a pele. Presentes em feijões, legumes, alho, cebolas e ovos, a metionina ajuda a regenerar o colagénio e é um significativo produto que evita o envelhecimento.

A cisterna, por outro lado, actua como antioxidante contra substâncias venenosas que inspiramos, tais como metais e fumo de cigarros, sendo tudo isso má notícia para a pele, bem como para a saúde em geral.

Ácidos gordos essenciais

Os dermatologistas têm recentemente prestado muita atenção a um grupo de nutrientes conhecidos como ácidos gordos essenciais.

Os AGSs podem-se dividir em dois grupos: simplesmente os bons e os maus. As gorduras saturadas são fortes gorduras animais tais como a manteiga e banha de porco e são importantes factores que contribuem para a doença do coração.

No Reino Unido ainda continuamos atrás dos americanos ao reduzir a ingestão das gorduras saturadas. Por outro lado, as gorduras poli-insaturadas ajudam a manter a pele flexível e lisa. Estas provêm de vegetais e óleo de peixe, e alguns óleos de peixe têm sido receitados para pacientes que sofrem de acne e de psoríase. As propriedades curativas dos óleos de peixe foram pela primeira vez descobertas quando se verificou que os esquimós, cuja dieta é elevada em óleo de peixe natural, não sofriam de doença de coração, diabetes ou acne; todavia, alguns esquimós que vivem no Canadá e comem uma dieta moderna em breve começaram a sofrer dessas desordens orgânicas.

Óleo de fígado de bacalhau e suplementos de óleo de peixe podem ajudar as pessoas que sofrem de ame ingeridos com regularidade.

Enzimas

Destruídas pelo calor e pelo processamento da comida, as enzimassó se podem obter comendo alimentos frescos e crus. Por esta razão é essencial que as nossas dietas incorporem abundância de saladas e fruta fresca.

Os frutos tropicais mais invulgares, tais como ananás e . papaia; proporcionam-nos com enzimas que são úteis para reparar as células e tecidos prejudicados que podem levar a problemas inflamatórios da pele. Outras enzimas trabalham para fortalecer os tecidos decolagénio e eiastina que ajudam a manter a pele firme e flexível.

Ao sermos conscientes do que comemos e ao controlar a nossa dieta podemos reduzir a gravidade de muitas formas de acne. Devemos assegurar-nos de que todo o nosso duro trabalho não é desfeito bebendo álcoôl e fumando, e devemos evitar cafeína, sal, gorduras saturadas e açúcar. Durante a passada década tem havido um significativo aumento no conhecimento dos laços entre a dieta e a saúde, e há agora uma preocupação de escolha maior do que antes. As lojas de alimentos para a saúde têm aumentado em quase todas as cidades e vilas e a maioria dos supermercados estão agora a reagir às exigências dos clientes apresentando uma variedade de alimentos pará a saúde, incluindo produtos orgânicos «série livre».

Uma vez que a produção orgânica provém de plantas ou animais criados sem a utilização de hormonas, pesticidas ou fertilizantes químicos,o «ser orgânico» dá-nos protecção contra os efeitos prejudiciais provados destas substâncias. Se a pessoa está realmente interessada em comer bem, procura conhecer a loja local de alimentos de saúde e presta a máxima atenção aos alimentos que come.