Borbulhas.com

Tudo sobre as borbulhas (acne)

Dieta para combater o acne

A Dieta Antiacne

A nossa pele reflecte externamente o que se passa internamente. Em geral, quando somos saudáveis o aspecto da nossa pele é fresco e claro; se não estivermos com saúde ou estivermos sob stress a pele fica pálida e amarelada. Seguir uma dieta variada e equilibrada, eliminar comidas muito elaboradas e gor:duras s~hlfada.s.e ,ter um estilo de vida activo é o fundamental pará termos um bom aspecto e sentirmo-nos bem . Este óptimo estilo de vida também ajuda a combater os efeitos psicológicos potencialmente destrutivos das perturbações crónicas da pele.

Como já sugerimos, não há provas médicas para afirmar que uma pobre dieta só por si causa o acne. Esta visão médica tradicional acerca do papel da dieta tem sido posta à prova por ervanários e profissionais alternativos. A herbanária Annemarie Colbin, que trabalha nos E. U. A., diz que na sua experiência «…a dieta tem tudo a ver com o acne. Não só melhorei a minha própria pele, comendo correctamente, mas tenho visto entre os meus estudantes uma série de casos graves em que a grande espécie arroxeada de ame nas faces e no queixo foi completamente curada em três meses com uma mudança de dieta

O debate dieta / acne continua, mas o que é claro é que o tratamento do acne e de outros problemas crónicos da pele andam a par com uma dieta equilibrada e um estilo de vida saudável que inclui fazer exercício e reduzir o stress. Entre outras coisas, uma dieta elevada em gorduras saturadas e com falta de nutrientes essenciais pode impedir os processos de cura da pele e até reduzir a eficiência de tratamentos médicos.

O exercício e a nossa pele

Fazer exercício regular, particularmente fora de casa, é essencial para uma pele clara e saudável. A boa circulação assegura que um constante fornecimento de células de sangue rico em oxigénio repare, alimente e construa novos tecidos de pele.

Bastante exercício também nos faz parecer jovens pelo fortalecimento do colagénio e estruturas elastinas na derme. O exercício fora de casa também expõe a pele à luz do dia, portanto estimulando a produção de vitamina D, que se pensa activa a cura do tecido da pele.

Convém recordar que é preciso ter cuidado nos meses de Verão e usar um creme com elevada FPS (factor de protecção solar) para proteger-nos contra os ardentes UV (ultravioleta) que prejudicam a pele e agravam os problemas da pele.

O factor stress

Melhorar a nossa saúde geral também significa reduzir a quantidade de stress na nossa vida.

A pele e o sistema nervoso estão estreitamente ligados, portanto não é coincidência que, no caso presente, o acne ocorra normalmente durante os anos da adolescência - uma altura cheia de stress e emocionalmente turbulenta.

Elevados níveis de stress podem também impulsionar a pessoa para maus hábitos que não só põem em perigo a situação da pele, mas podem contribuir para o desenvolvimento de desordem na pele.

A dependência do álcool, cigarros e cafeína são frequentemente uma parte inerente de um estilo de vida com stress, tal como é o consumo de «comidas de conforto», chocolate, doces e alimentos de carne salgada muito apurados.