Borbulhas.com

Tudo sobre as borbulhas (acne)

Cuidados para ter uma pele agradável

Como cuidar da pele e que tipo de regime seguir é o assunto de muita discussão. Muitas mulheres e um pequeno número mas rapidamente .crescentede homens seguem uma rotina de cuidados de pele: limpar, tonificar e hidratar duas vezes por dia; a primeira coisa de manhã e a última coisa à noite. Outras pessoas, porém, decidem passar por cima da massagem diária e optam pelo sabão e água. Janet Bass, chefe de grupo de investigação e desenvolvimento em Elizabeth Arqen diz «Quando uma pessoa está, a tratar de um assunto como a pele, é natural entrar em contradições porque é uma questão altamente individual.» A pele é um órgão que está constantemente a modificar-se, afectada por factores, tais como’ a idade, hormonas e o ambiente.

O conselho deJanet Bass é ser-se flexível e estar-se preparado para alterar o próprio programa de cuidados da pele. Seguir uma rotina básica de cuidados da pele e usar produtos com os quais se sente feliz tem muitos benefícios e ajuda a manter uma pele agradável e clara.

Para quem sofre de acne, todavia, é mais importante do que nunca escolher os produtos correctos e ter uma rotina firme de cuidado da pele. Mitchell S. Wortzman, President of Neutrogena Dermatologics, explica: «Os produtos apropriados de limpeza, tonificação e hidratação são importantes para o doente de acne, principalmente porque a escolha imprópria destes produtos pode causar irritação ao folículo e exacerbar as condições existentes de acne. O doente típico de acne muitas vezes está a usar produtos de tratamento para secar e / ou irritar. Usar produtos de limpeza que são demasiados ásperos ou tonificantes que são elevados em álcool fará continuar a secar demasiado a pele e criar mais inflamação. A hidratação apropriada é importante porque apele bem hidratada tende a.estar menos sujeita a irritação. Os produtos especialmente preparados para pele sensível, isto é, produtos hipo-alergénicos sem perfumes ou irritantes ou alergénicos não curarão o acne, mas tornarão esses tratamentos que curam mais toleráveis.

Escolher produtos de cuidados de pele

Não há nenhuma poção mágica que faça desaparecer manchas e borbulhas imediatamente. Os resultados de um novo regime de cuidado de pele levarão pelo menos três semanas a mostrar-se, porque a renovação da pele leva entre vinte e um e vinte e oito dias. A resposta é seguir um programa apropriado e usar produtos que sejam adaptados à pele afectada pelo acne.

Vale sempre a pena testar um novo produto numa pequena mancha escondida da pele e esperar vinte e quatro horas para ver como a pele reage.

As pessoas que sofrem de acne devem escolher produtos que sejam hipo-alergénicos, o que significa literalmente que provocam menos alergias. Livre de colorantes e perfumes, é provável que estes cosméticos não irritem a pele com problemas. Os estudos mostram que 50% de todas as reacções alérgicas aos produtos de cuidados de pele são causados por fragrâncias. A restante metade é causada por preservativos, tais como parabenos e glicol de propileno que irritam e inflamam peles sensíveis e com problemas. Infelizmente, mesmo as formulações hipo-alergénicas frequentemente contêm uma ou mais destas substâncias, por isso é melhor verificar os ingredientes cuidadosamente antes de comprar. Devem-se escolher os produtos de cuidado de pele com vitaminas acrescentadas e extractos terapêuticos de ervas, tais como echinacea e aloés vera. Em todos os casos, vale a pena comprar produtos de cuidado de pele que apresentem em lista os seus ingredientes, por isso uma pessoa pode saber exactamente o que está a comprar.

Esta forma de apresentar em lista os ingredientes tornar-se-á obrigatória por lei,mas é possível encontrar empresas éticas que já estão prontas a apresentar estes ingredientes em lista.