Borbulhas.com

Tudo sobre as borbulhas (acne)

O acne de rosácea

Problemas de Rosácea

O acne de rosácea é uma espécie diferente de acne, mas continua a ser um problema relativamente comum, particularmente na meia-idade (que é a razão por que é referido algumas vezes como acne de adulto). Os sintomas desta situação da pele estendem-se de ataques periódicos de rubor, a pele permanentemente vermelha com veias quebradas ou erupções como ame com protuberâncias e pústulas. Aproximadamente uma em dez mulheres entre as idades de trinta e cinquenta e cinco anos sofre de alguma forma de acne de rosácea e, embora não seja tão comum nos homens, aqueles que sofrem mesmo tendem a ter uma forma mais grave chamada rinofima, que afecta a pele no nariz. Isto faz a pele tornar-se espessa e passar a ter uma cor forte de vermelho púrpura.

O nariz tem um aspecto grande e deformado e pode-se supor erradamente que a pessoa tem um «nariz de bebedor». Irritações na pálpebra e outros problemas dos olhos podem também aparecer com a rosácea. A rosácea pode agravar-se por certos aspectos da nossa dieta. Bebidas que contêm cafeína, tais como chá, café e cola, podem todas causar problemas. Tal como alimentos com especiarias picantes. Se a pessoa notar que há uma correlação entre o que come e quaisquer alterações na sua situação, deve começar a eliminar alimentos agravantes da sua dieta e reduzir a tomada de cafeína.

O stress também é um factor, embora possa ser mais difícil de evitar que outras causas. Se o stress é um problema, tente técnicas de relaxamento como exercícios de respiração, ioga ou meditação.

Num estudo de ame rosácea conduzido pelo ame Support Group, muitas pessoas que sofriam do problema verificaram que certos tipos de alimento e bebida afectavam a situação e, como resultado, 56% das pessoas com a situação da pele evitaram o álcool; 49% alimentos com especiarias; e 27% o café. Esta pesquisa também mostrou que o ame de rosácea tinha um efeito prejudicial sobre as emoções e amor-próprio das pessoas afectadas pela situação. Todas as pessoas que participaram na investigação sentiam-se embaraçadas e conscientes sobre a sua situação com um quarto acreditando que tinha um efeito prejudicial sobre amizades e relações de longo tempo. Um quinto acreditava que tinha um efeito prejudicial sobre relações sexuais e outro quinto sentia que a sua vida familiar fora afectada como resultado da sua situação e o efeito que tinha na sua confiança. Mais, um em seis perdia tempo no trabalho como resultado de ter rosácea e um em cinco acreditava que aquilo era a causa de dificuldades em ganhar novo emprego ou promoção.

É importante consultar o seu médico se pensa que pode sofrer de rosácea porque, ao contrário do acne vulgaris, em muitos casos não é uma fase passageira. À medida que o tempo passa, os acessos de rubor tomam-se mais frequentes, mais intensos e duram mais tempo e a pele sente-se mole e inchada. A vermelhidão também se toma permanente. O rosto parece manchado e pode subitamente surgir com marcas e inchaços como o acne.

O seu médico poderá receitar-lhe antibióticos tais como gel de retronidazole ou comprimidos de tetraciclina que são eficientes contra o ame de rosácea. Casos graves e persistentes devem ser sempre apresentados a um dermatologista experimentado.